6 de nov. de 2012

Personalizar um Template Passo a Passo

Hoi pessoal!
Antes mesmo de abrir esse blog, muitas pessoas me perguntavam como é que se faz um Template. Não tem segredo gente, é só ter paciência e seguir alguns tutoriais. 
Para facilitar, resolvi postar um tutorial para vocês. Vamos lá:


1º Parte: Antes de começar.

1- Escolhendo um tema: Antes mesmo de fazer um Template, você tem que mentalizar como você quer ele. E para isso, você pode escolher um tema. Aqui do blog eu escolhi Anjos, no LIC eu escolhi Alice no país das maravilhas. Você pode fazer qualquer tema: Kawaii, Gótico, doces, baralhos, livros, algo que você goste e até uma cor.
O tema é fundamental, sem ele seu layout fica muito vago, "aleatório".

2- Escolhendo as cores: Essa parte não é tão difícil. Você só precisa pensar nas cores do seu blog. Nesse aqui eu escolhi roxo. Algumas dicas: não escolha muitas cores, ou seu blog vai ficar muito carnaval. Se você não sabe combinar cores, utilize uma paleta, elas são disponibilizadas em vários blogs de tutoriais.
Caso tenha escolhido uma paleta, faça o seguinte (mesmo que não tenha escolhido paletas) use o conta gotas de seu programa de edição de imagens para pegar o código de cada cor e anote em um bloco de notas. Vai ser útil.

3- Imagine seu blog: Essa é a parte mais chata da primeira parte. Basicamente, você não usa nada a não ser sua imaginação. Você tem que imaginar como vai ficar seu blog, para não sair coisas que não combinam depois. Tente pensar no que você quer: faixinha no título? Blockquote com hover? É isso. 
Eu por exemplo, tenho um papel com a estrutura de um blog, sempre que olho para ela, imagino como vai ficar o blog. Lógico que nunca sai como eu pensei, mas serve para ter uma noção.


2ª Parte: Personalizando o básico

1- Escolhendo o modelo: Depois de pensar na estrutura do blog, chegou a hora de personalizar o básico. Eu uso o modelo travel. Aquele do fundo papel. Coloquei o arquivo para download para vocês não terem que tirar o fundo.

2- Plano de fundo e outras mudanças: Depois de fazer o upload do arquivo, vá em Designer do Modelo e coloque o plano de fundo da área dos posts. Aconselho branco. Ajuste também as larguras a sua escolha.
Depois siga os tutoriais abaixo. 
OBS: as imagens para usar nos tutoriais você encontra em qualquer blog de utilitários, inclusive aqui.

Personalizando o Blockquote: 
Personalizando o título dos Gadgets:

3- Personalizações opcionais: Essas personalizações, ao meu ver, são opcionais, mas dão outra cara para o blog e deixa ele muito mais bonito. Vamos a elas:


Depois de seguir todos esses tutorias, você provavelmente vai estar cansado de html vai ter um Template bem bonito, quase pronto. Mas ainda pode modificar algumas coisas.

4- Efeito nas imagens: Efeito nas imagens são a coisa mais legal do blog. Existem vários, o famoso efeito de opacidade e até alguns que deixam a imagem sem cor quando passa o mouse. Aqui no blog eu reuni alguns, vamos ver?

Efeito hover nas bordas (esse é o efeito que uso aqui)
Existem também outros efeitos que você confere na página de goodies.

5- Escolhendo um background: Depois de fazer tudo, escolha um background para o blog. É sempre bom deixar o background por último, assim você escolhe um que combina com ele. Uma boa dica é usar um background claro para um blog escuro e vice-versa. Nem pense em colocar um background amarelo "ai meu olho". Caso você tenha dúvidas no plano de fundo, experimente ficar olhando seu blog por cinco minutos, se sua vista ficar cansada, troque.

6- O cabeçalho: Depois de fazer tudo, troque o cabeçalho do blog. Caso esteja sem criatividade para fazer, procure alguns cabeçalhos editáveis na internet, já encontrei vários que são lindos.

Depois de fazer tudo isso, seu blog está pronto. Agora você pode colocar Gadgets, elite de afiliados, um menu e etc. Use a criatividade!

Acho que esse não é bem um passo a passo, mas você pode encontrar tutoriais melhores por aí
Meus querides! Caso vocês gostem desse blog e queiram continuar me acompanhando, eu ainda escrevo, mas em outro blog. Não posto apenas tutoriais, mas continuo escrevendo e falando de vários assuntos, inclusive a blogosfera. Caso queira visitar (sério ótimo uma visita): clique aqui para ir ao blog Serenar

Um comentário:

  1. Muito Obrigada! Você ajudou muito, eu sempre quis criar um blog, mas não sabia fazer um template próprio e por isso eu pegava de outros blogs (os gratuitos). Quanto a isso, vc me ensinou com facilidade como criar o meu.

    ResponderExcluir

Seja educado, não use palavras ofensivas ou de baixo calão;
Comente algo relacionado ao post, para outros assuntos use a ask;
Obrigada e volte sempre!